quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

LA COMIDA TÍPICA HONDUREÑA







La gastronomía hondureña es bastante variada ya que contiene elementos prehispánicos, españoles, criollos y, en alguna medida, africanos, como es típico toda la costa atlántica Centroaméricana.
Asimismo, cabe destacar la influencia de la gastronomía mexicana y de la centroamericana en general.
La cocina tradicional hondureña está dominada fuertemente por el
maíz, o elote, que es un cultivo autóctono que forma parte de la base alimenticia de los pueblos prehispánicos de Mesoamérica que habitaron la región.
En general, la
comida típica de Honduras,está basada en tortillas, frijoles, arroz, productos lácteos como ser quesos y mantequillas de la zona, verduras o legumbres, y frutas. Las carnes, aves y pescados, forman parte de la alimentación pero no de una manera fundamental.
En la costa septentrional de Honduras, las costumbres gastronómicas se modificaron drásticamente durante la era de las bananeras. Estas compañías estadounidenses introdujeron costumbres nuevas en la alimentación en la zona. Así, se produjo el reemplazo de la harina de maíz por harina de trigo en la mayoría de las preparaciones locales.

A comida é variada, com destaque ao coentro (cilantro) como um tempero que se encontra presentes em quase todos os pratos.
Posso opinar sobre os pratos e ou bebidas que experimentei. Faço apenas um adendo para o café da manhã, diveras distinto do brasileiro. Há aqueles que digam que o café da manhã é a principal refeição, levando-se em conta o costume hondurenho eles levam este ditado ao pé da letra. Talvez possa ser comparado ao desayuno americano, rico em proteínas e gordura saturada. Leia-se ovos, linguiça, carne refogada, panquecas, tortillas, frijoles, inclusive um prato que se assemelha à nossa feijoada. Basicamente o desayuno, almuerzo y cena son los mismos.
Sopa de caracol - lembra muito o tempero baiano, com leite de côco, azafrán, cilantro. Gostoso.
Pescado frito con tajadas de plátano - comi em verdade uma tilápia, gostoso, apesar de não apreciar muito peixes de água doce.
Plato típico campesino - composto de arroz, carne na chapa, pasta de feijões pretos, mantequilla (não é manteiga, senão um tipo de requejão cremoso, mas que tem muito mais gosto de queijo que o requeijão daqui), plátanos fritos e una salsa, salada de repollo. Essa mantequilla é muito boa, pena que não trouxe nenhuma para o Brasil. Usa-se também para comer junto à banana, sejam em chips ou à milanesa.
Pupusas - são tortillas recheadas com um queijo branco, esses caseiros, ou recheados com um tipo de torresmo. Feitas à mão, são encontradas em qualquer lugar, na chapa. Gostei do misto, com torresmo e queijo. FOTO AO CENTRO.
Sambusas - essa foi a surpresa de Honduras, afinal trata-se de um salgado típico do Sul da Ásia, Índia, Paquistão, Nepal, Israel. Muito saboroso, é uma massa folhada em formato triangular recheada com carne e cebola. Condimentos como pimenta síria, canela, cravo, cominho. Singular.
Bebidas:
Jugo de Tamarindo( uma delícia)
Horchata (me pareceu um tipo de amendoim, com toques de canela, cravo, é diferente, mas um pouco doce, encorpado, lácteo, deve ser consumido com bastante gente pois o excesso de cremosidade faz com que torne-se enjoativo). FOTO DA ESQUERDA.






Um comentário:

Anônimo disse...

A comida de honduras e horrivel, moro aqui ja vai fazer uma ano, e nao tem nada de gostoso aqui.